Dicas para calcular a taxa de importação

Tempo de leitura: 2 minutos

Dicas para calcular a taxa de importação

Na hora de começar a comprar de outros países, seja de itens para o consumo próprio, o seja para revenda, uma das informações mais importantes que precisam ser colocadas na ponta do lápis é com relação as taxas de importação que podem ser pagas no processo. A grande maioria das compras que são feitas no exterior acabam sendo taxadas.

Apesar de existirem diversos truques para fugir deste tipo de tributação, a grande maioria das dicas não são 100% eficientes. Ou seja, qualquer pessoa pode ser taxada, e caso não seja pago o devido imposto, a mercadoria simplesmente não chega nas mãos do consumidor.

Por isso, antes de sair comprando todos aqueles produtos que parecem ser muito mais baratos no exterior, é muito importante estar sempre com uma calculadora por perto no momento da compra, para que os possíveis impostos sejam levados em consideração no momento da compra. Confira algumas dicas para saber a taxa de importação de um determinado produto ou de uma determinada compra.

Aprenda Importar dos EUAConheça as regras de importação

Uma das primeiras medidas que devem ser tomadas por qualquer pessoa que tenha interesse em começar a importar é saber quais são as regras vigentes no Brasil para este tipo de compra. Apesar de existirem diversas leis sobre o assunto, existem algumas regras mais importantes e que precisam ser conhecidas:

– Toda remessa que ultrapassa o valor de US$ 50,00 deve pagar imposto. O que for menor do que este valor, e os que forem enviados e recebidos por pessoas físicas, não pagam nenhuma taxa.

– Alguns tipos de produtos e mercadorias não são taxados. Uma categoria que pode ser citada são os livros e impressos de qualquer natureza, independentemente do seu tamanho, acabam não sendo taxados. Além disso, medicamentos que são enviados de pessoas físicas para outras pessoas físicas também não podem ser taxados, mas o Ministério da Saúde exige a apresentação da receita médica para os mesmos.

Saiba quais são os valores de impostos cobrados

Saiba quais são os valores de impostos cobrados

Depois disso, é importante que as pessoas saibam que os valores dos impostos sempre vão depender dos valores da compra ou dos produtos de um modo geral. Afinal de contas, de acordo com a lei, a alíquota sempre está relacionada a uma determinada porcentagem. A regra geral fala que todas remessas a cima de US$ 50,00 devem pagar uma taxa de importação no valor de 60% em cima do valor declarado no produto.

Além disso, existe mais uma taxa de imposto relacionado ao ICMS é cobrada, sendo que essa depende de cada Estado, mas fica, em média, em 20% do valor final declarado.

Uma outra taxa que precisa ser calculada é o chamado iOF, cobrado na grande maioria das transações eletrônicas no exterior, como cartão de crédito.

Utilize ferramentas

Uma dica interessante para quem não quer ser pego de surpresa com a taxa de importação é utilizar as mais variadas ferramentas e calculadoras que são encontradas na internet e que realmente podem ajudar a saber a quantidade de impostos que será pago.

Aprenda Importar dos EUA

Gostou? Compartilhe!

    1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *